Membro da Mesa de Voto em Molumbo, na Zambézia, flagrado a preencher boletins de votos e depositá-los nas urnas.
Na Escola 25 de Setembro de Mafarinha , na mesa de voto 050189-06 no Distrito de Dondo, houve uma luta acesa entre presidente de mesa e Delegado do partido MDM pois este último acusa o presidente de introduzir votos nas urnas.
Um membro e Observador do partido FRELIMO, de nome Hélio, foi flagrado a votar por duas vezes na Escola Básica de Malua 02 em Alto Molócué e foi conduzido para o Comando da PRM.
Em Mocuba: RENAMO COLOCOU UM MENINO DE 14 ANOS COMO DELEGADO DE CANDIDATURA .
Mesas de Assembleias de votos instaladas na escola basica de nahavara no Gilé, ate 9 horas sem o arranque de votação.
No distrito de Gilé as mesas de assembleia de voto nas sedes das localidades de Namihaly, Muiane posto administrativo de Alto Ligonha e Moneia posto administrativo sede Gilé ainda não começou o processo de votação devido a não chegada dos MMVs.
No último dia de campanha, em Quelimane, membros da RENAMO agrediram e barraram a passagem de pessoas que vestiam cores partidárias diferentes em frente à sua delegação.
Uso de meios circulantes do governo para Campanha eleitoral da Frelimo
Uso de meios circulantes do governo para Campanha da frelimo
Aulas suspensas na escola primária de Mirige devido a visita da Esposa do candidato a presidência do partido FRELIMO.
Aulas Suspensas no ILe Devido à Visita de Maria de Lurdes Guebuza. No vigésimo quinto dia da campanha eleitoral, na última sexta-feira 27 de setembro de 2024, as aulas nas escolas primárias e secundárias do distrito de Ile foram suspensas, porque os Professores, estudantes e membros da direção foram mobilizados para a recepção da Maria de Lurdes Guebuza, representante do partido Frelimo.
Na cidade de Quelimane, verificou-se uma manifestação de intolerância politica na comemoração do Dia das Forças Armadas, a confusão instalou-se na Praça dos Heróis, onde em meio a provocações alguns membros do partido RENAMO partiram para cima dos membros do partido FRELIMO, onde valeu a intervenção da polícia para evitar o pior.
Decorre desde hoje dia 21 de Setembro a formação dos MMV's face as eleições de 09 de Outubro. Para dar espaço esta actividade, foram ocupadas salas de aulas das Escolas Primaria Sede Gilé e Secundária Geral Joaquim Alberto Chissano de Gilé durante duas semanas. Nesta formação, verifica-se mais funcionarios publicos sendo educação com maior destaque.
Uso de carros protocolares na campanha no distrito de Balama, pelo o administrador do distrito
Uso de menores de 18 anos de idade na campanha eleitoral pelo partido Frelimo no Gilé
Partido FRELIMO usa motorizadas alocadas aos Fiscais do Ministério da Agricultura Na imagem, uma das mais de 10 motorizadas alocadas aos fiscais do sector da Agricultura, com o propósito de supervisionar trabalhos levados a cabo pelos seus profissionais em diferentes pontos da província, que neste momento está a reforçar a campanha da FRELIMO. A imagem foi capturada no recinto do Gabinete da Administradora Distrital de Pemba.
A Escola Secundária Geral Joaquim Alberto Chissano de Gile está sem aulas, pois professores e alunos foram mobilizados para receber Daniel Chapo. Além disso, o local foi identificado como o ponto de distribuição de materiais de campanha.
No dia 5 de setembro de 2024, a Escola Secundária Geral de Nahavara, em Gile, na Zambézia, suspendeu suas aulas devido à mobilização de professores e alunos para receber o candidato presidencial do partido Frelimo, Daniel Chapo
EPC 1⁰ de Maio, no Distrito de Milange, à portas fechadas. Os alunos estão sem aulas porque os professores foram mobilizados para receber o candidato da Frelimo, Daniel Chapo.
Uma idosa do bairro de Rovuma no distrito de Balama cabo delgado, sofre de agressão burla de 1.500,00mts, pelo um chefe de quarteirão e secretário do mesmo bairro por ela ser do partido RENAMO segundo ela disse que na altura está na casa da filha vestido camiseta do partido RENAMO e o chefe do quarteirão veio e pegou na idosa e rasgou a camiseta, e a idosa foi chamado no secretário do bairro multado um valor de 1.500; 00mts para não entrar nas celas aí esta o vídeo
Na Cidade Alta, Nampula, ainda é possível verificar em vários pontos a destruição de matérias de propaganda eleitoral.
No 6º dia da campanha eleitoral, ainda se observa a colagem de panfletos em locais proibidos. Desta vez, o alvo foi a Igreja das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, situada no bairro de Chirangano, na cidade de Quelimane.
Há sobreposição de panfletos de partidos no Mercado Santagua, na cidade de Quelimane
Cartazes colados na parede do edifício Principal do Centro de Saúde da cidade de Lichinga.
No bairro de Belmonte, na Cidade Alta há cartazes colados em sinais de trânsito.
No distrito de Mocuba, os partidos políticos persistem em colar cartazes em locais proibidos. Os sinais de trânsito e os edifícios públicos continuam os principais alvos.
No Distrito de Balama regista-se a destruição de material de campanha nas vias públicas ao nível do Distrito;
Foi usada a motocicleta pertencente ao Serviço Distrital de Planeamento Infraestrutura (SDPI) de Mecúfi com um autocolante do partido FRELIMO. No momento o veiculo estava a ser dirigido por Momade Mizar Abdul Remane, técnico de Construção e Ordenamento Territorial de SDPI em Mecufi.
Fixação de panfletos no partido FRELIMO, na Estada N° 13, nas sinalização rodoviárias, no distrito de Ngauma.
Fixação de cartazes do partido FRELIMO no Conselho Municipal da Vila de Monapo, na província de Nampula.
Com inicio da campanha eleitoral que teve o seu inicio a zero hora do dia 24 de Agosto, registou se a fixação de panfletos em locais proibidos sendo na Secretaria distrital de Gilé e no murro de vedação do hospital distrital de Gilé.
FIXAÇÃO DE PANFLETOS EM LOCAIS PROIBIDOS. No arranque da campanha eleitoral que teve lugar as zero hora do do dia 24 de Agosto, registou-se a fixação de panflectos do partido FRELIMO no recinto da Secretaria Distrital que ate no momento era antes de retirar e na parede do muro de vedação do hospital distrital, que por sinal parece haver uma orientação de retirar olhando a forma pelo que estes se apresentam.
Clima Tenso em Nacala Porto: Danificação de Panfletos Marca Terceiro Dia de Campanha No terceiro dia da campanha eleitoral, a cidade de Nacala Porto amanheceu em um clima de tensão. Moradores e militantes foram surpreendidos pela danificação dos panfletos dos principais partidos políticos, a Frelimo e o MDM, cujas campanhas têm dominado a cidade com a fixação de material promocional em diversos pontos estratégicos. A situação gerou inquietação entre os apoiantes dos dois partidos, que rapidamente se mobilizaram para repor os panfletos rasgados ou removidos. O acto de vandalismo, ainda sem autores identificados, trouxe à tona preocupações sobre o respeito à liberdade de expressão e à condução pacífica do processo eleitoral. Até o momento, nenhum representante oficial da Frelimo ou do MDM se pronunciou sobre o incidente. No entanto, a Polícia da República de Moçambique foi accionada para investigar o caso e garantir que o restante da campanha ocorra sem novos incidentes.
Constatamos práticas negativas, na qual algumas pessoas colocam bandeiras nos cabos elétricos perigando as suas vidas e pondo em causa a iluminação pública. Estas bandeiras estão localizadas na cidade de Pemba, na Av. Marginal, em frente à praça do metical.
Os partidos FRELIMO e RENAMO em Nicoadala colocam material de campanha em locais proibidos com destaque para o Centro de Saúde.
O distrito de Montepuez, na província de Nampula, o Partido FRELIMO afixa panfletos locais considerados inadequadas.
Na Ilha de Moçambique já circulavam cartazes de Daniel Chapo bem antes da campanha eleitoral.
Fixação de cartazes da Frelimo no na secretaria distrital, Campo Municipal e sinais de trânsito, no distrito de Ribaué.
Há cartazes da Frelimo colados no edifício do STAE e nos sinais de transito, na rua 25 de Junho, no distrito de Nicoadala, província da Zambézia.
Mais um ilícito eleitoral: Cartazes afixados no Cemitério dos Ramos, Estrada Nacional nº 13, no Distrito de Malema
Há cartazes do partido Frelimo colados no Cemitério dos Ramos, estrada Nacional nr13, no distrito de Malema, provincia de Nampula.
ILÍCITOS EM TEMPO DE CAMPANHA Em menos de 12h do arranque da campanha eleitoral em Moçambique, em diversos locais públicos, cemitérios, monumentos e murais é possível visualizar cartazes dos partidos políticos, violando assim o Artigo 52, da Lei 10/2014.
Afixação de propaganda em sinais de trânsito na cidade de Quelimane.
Em Milange as denúncias dos jornalistas apontam também para vão o desrespeito à lei sobre os locais proibidos para colar os panfletos. Vias públicas, sinais luminosos e muros dos cemitérios tem sido usados.
Colocação de material de propagande em locais proibidos por lei. Segundo o Artigo 52 da lei Número 10, de 2014 de 23 de Abril, que fala Da "Propaganda gráfica" que "É proibido a fixação de cartazes nem realização de pinturas em Murais, Monumentos, Cemitérios e entre outros locais públicos. Fonte: Rádio Watana.